Skip links

Aprenda como os bancos digitais ganham dinheiro e comece a investir no setor

Banco digital é aquele que permite operações totalmente digitalizadas. Hoje, eles têm se tornado febre entre as pessoas que buscam um serviço ágil, por isso, as contas digitais têm conquistado milhares de clientes. Mas você sabe como bancos digitais ganham dinheiro? 

Os bancos digitais oferecem um custo reduzido e são uma ótima opção para quem deseja administrar suas finanças de uma forma simplificada e ainda economizar com isso 

Se você planeja investir no mercado e se abrir um banco digital, preparamos um guia sobre como essas empresas lucram no país. Como funcionam as anuidades, as taxas de juros e as fontes de receita. Confira!

Banner_Gerar_Valor

Como bancos digitais ganham dinheiro sem cobrar anuidade?

É comum que tenhamos dúvida acerca de como os bancos digitais lucram, afinal, eles são marcados por serem instituições que não necessitam de taxa de cadastramento e nem anuidade.

Os bancos digitais são, em sua maioria, instituições não-físicas, ou seja, não tem sedes fixas como caixas espalhadas pelas cidades. Isso ajuda essas empresas a reduzirem seus custos de operação. 

Os bancos digitais ganham dinheiro cobrando pequenos serviços, oferecendo empréstimos, taxando os depósitos e em plataformas de investimentos. 

Porém, o lucro principal desses bancos são os juros e as multas sobre o crédito. Ou seja, quando um usuário atrasa ou deixa de pagar a fatura de sua conta, o valor pode sofrer alteração pelos juros e isso gera lucro para o banco. 

Além disso, o dinheiro que é deixado no saldo na conta é utilizado pelos bancos digitais para diversos fins. Porém não confunda, o banco não tem autoridade para fazer nenhum tipo de movimentação sem o consentimento do cliente, seja qual for a situação.

Fontes de receitas de Nubank e Banco Inter

O Nubank e o Inter são bancos digitais que têm se destacado dos demais, tanto pela alta qualidade em serviços financeiros e segurança quanto pela praticidade de serem bancos 100% digitais. 

Com mais de 16 milhões de usuários, o Inter se tornou o primeiro banco no país a ser totalmente digital. Nele, é possível realizar pagamentos, fazer transações de qualquer tipo, utilizar a função crédito… e muito mais! 

O Nubank também conta com uma vasta receita, resultante dos juros de faturas não pagas e das alíquotas. O banco roxinho que faz sucesso entre os jovens também lucra com seu programa de fidelidade que exige taxa de adesão.

Mas como esses bancos lucram com todas essas opções? Bom, basicamente eles faturam em cima de cartões de crédito, financiamentos, vendendo serviços de seguro, e oferecendo crédito para empréstimos. Com isso, o banco consegue elevar cada vez mais seu capital próprio e, consequentemente, captar mais clientes.

5 maneiras de como bancos digitais ganham dinheiro

Um banco digital pode ser a opção certa para quem busca contar com um banco que se preocupe com usabilidade, se isentar de burocracias desnecessárias e ainda lucrar com isso. Veja agora como é possível ganhar dinheiro através de um banco digital.

1. Redução de custos

Os bancos digitais não precisam de estrutura física para realizar suas operações, ou seja, não tem gastos com locação, contratação de pessoal ou manutenção. 

Assim, ao invés do cliente comparecer à agência para resolver alguma pendência, ele se comunica diretamente com um atendimento automático no aplicativo do banco. Isso reduz os custos e cria praticidade tanto para os bancos quanto para quem utiliza o serviço.

2. Com o serviço prestado

Entre empréstimos e financiamentos, os bancos digitais faturam oferecendo esses serviços com parcelas de juros. Esses empréstimos são concedidos através de parte dos valores depositados por clientes.

Como funciona isso? Bom, o cliente deposita seu dinheiro na conta digital e o banco toma conta do dinheiro. Com isso, a instituição movimenta o dinheiro depositado em serviços como empréstimos e financiamentos.

3. Cardápio de novos produtos

Os bancos digitais são marcados por suas especificidades e produtos originais. Essas empresas oferecem serviços na área de seguros, previdência e possuem uma vasta opção para quem deseja investir no mercado financeiro. Dessa forma, os bancos lucram oferecendo diversos serviços para seus clientes. 

Geralmente, os bancos digitais possuem seus próprios programas de vantagens, o que dá o toque único de exclusividade que garante o interesse de usuários. Esses programas de recompensas, na maioria das vezes, exigem uma taxa de adesão que faz os bancos faturarem. 

4. Compras dos consumidores, juros e multas

Quando falamos sobre bancos digitais, pensamos em isenções de taxas e facilidade de adesão. Embora realmente seja tudo isso, os bancos digitais cobram juros e multas em caso de atraso no pagamento de fatura.

Com isso, os bancos faturam em cima dos juros gerados por esse atraso. 

5. Com a admissão de novos clientes

Quando um usuário adere aos serviços de uma conta digital, o banco ganha mais com isso do que imaginamos. O cliente é uma parte crucial no processo de faturamento dos bandos digitais. 

Ou seja, quando ocorre o processo de fidelização, o cliente fica satisfeito e recomenda o serviço a outras pessoas, resultando em lucro para o banco.

A tendência dos bancos digitais é o que leva milhares de brasileiros a optarem por criar uma conta em um desses bancos. Esse movimento aquece o mercado e incentiva os empresários a criarem novos bancos.

A LeCupon ajuda esses bancos a elaborarem um cardápio completo de opções para atrair, fidelizar e reter novos clientes, sendo um diferencial competitivo.

Agora que você entendeu como os bancos digitais ganham dinheiro, é importante aprender como atrair clientes para que seu negócio cresça cada vez mais?  

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.