Skip links

Aprenda como aumentar o faturamento da empresa com 15 dicas

Aumentar o faturamento da empresa pode parecer um desafio.  Acredite, até mesmo grandes empresas como a Apple e Starbucks, em algum momento, já quase fecharam as portas por conta de má administração.

Entender como aumentar o faturamento da empresa faz parte de um plano estratégico essencial para a própria existência. 

Segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD),em 2021, cerca de 600 mil empresas fecharam as portas no intervalo de dois anos. 

Mesmo com dados desanimadores, é preciso ter em mente que existem algumas ações simples e que trazem resultados rápidos e extraordinários. Confira algumas delas!

15 dicas de como aumentar o faturamento da empresa

1. Aposte em estratégias de marketing

Investir em estratégias de marketing, principalmente o digital, cria uma relação de proximidade com o consumidor.

A empresa que consegue identificar a sua persona, consegue direcionar seu marketing de uma forma que atinja as pessoas certas, reduzindo custos e, ainda, consegue projetar uma imagem positiva no mercado. 

Ainda, mesmo absorvidos pela tecnologia, a maior parte dos consumidores são híbridos. Logo, também é importante que as empresas integrem suas vendas virtuais com as físicas. Isso porque, nada substitui o toque, o cheiro e a interação presencial entre marca, empresa, vendedores e consumidores.

2. Faça prospecção de clientes

Ainda com o objetivo de atrair consumidores com o perfil da empresa, fazer prospecção de clientes é fundamental para aumentar o faturamento da empresa.

Nesse âmbito, o setor de marketing torna-se protagonista, principalmente focando no funil de vendas.

A intenção primeiramente é que o cliente venha até você por acreditar que sua empresa pode resolver sua dor. E somente após passar por todas as etapas, é que você entrará em contato para tentar fechar negócio com os leads que realmente possam ser potenciais clientes.

3. Acompanhe a concorrência

Acompanhar as estratégias de marketing e vendas que os concorrentes têm feito é fundamental para aumentar o faturamento.

Isso porque, com essas informações em mãos, você pode ir além, criando um diferencial no mercado diante da concorrência.

Além disso, ao observar os concorrentes, é possível identificar onde eles têm errado, aumentando a vantagem competitiva para o seu negócio.

4. Aposte no relacionamento com o cliente

Investir no marketing de relacionamento é fundamental para criar uma relação de fidelidade e lealdade com a persona.

Assim, por meio de estratégias que estreitam a relação cliente e empresa, esses consumidores se tornam verdadeiros promotores da marca, falando bem do seu negócio para a família, amigos e até mesmo nas redes sociais.

Logo, a empresa atrai novos clientes e trabalha o melhor marketing que existe, que é o boca-a-boca.

5. Ofereça qualidade de atendimento e de entrega

De nada adianta investir em publicidade se a sua empresa não tem um bom atendimento e serviço de entrega.

Diante de um mercado cada vez mais concorrido, um atendimento com agilidade, atenção e que esclareça todas as dúvidas do cliente, é essencial para que ele compre o produto ou serviço que de fato agregará na sua vida.

Ainda, uma entrega rápida, sem atrasos, cria um diferencial da sua empresa diante dos concorrentes. Afinal, os clientes atuais, valorizam cada vez mais o imediatismo.

6. Motive os colaboradores da empresa

A satisfação do consumidor e, como consequência, o aumento do faturamento, está fortemente ligada à satisfação dos colaboradores com a empresa.

Logo, o setor de marketing precisa investir no employe experience. Ou seja, criar ações para criar um ambiente de trabalho inspirador para os colaboradores. 

Para isso, é fundamental oferecer boas lideranças, cultura com objetivos claros, clima organizacional motivador, horários flexíveis, dentre outras estratégias de motivação.

7. Crie um clube de vantagens para a sua empresa

Essa é uma das principais estratégias do marketing, atualmente.

O clube de vantagens, também conhecido como clube de benefícios, nada mais é que um tipo de assinatura oferecida para o cliente. O objetivo é oferecer ofertas exclusivas para eles, como uma forma de promover a fidelização.

Nesse clube, que é oferecido geralmente de forma gratuita, os clientes têm acesso a serviços, descontos com empresas parceiras, promoções e muitas outras recompensas.

8. Oriente os vendedores a fazerem upselling

O upseling pode ser definido como um “upgrade” na venda.

Ou seja, o cliente busca sua empresa para comprar um produto de R$50,00, mas acaba comprando um de R$100,00 e ainda leva um produto adicional.

Mas, é claro que, essa estratégia não pode ocorrer de forma ofensiva, mas, sim, de uma forma que o cliente entenda os benefícios e vantagens do upseling, para que ele saiba que fez a melhor escolha.

9. Aproveite datas especiais para fidelizar clientes

Qual cliente não gosta de receber desconto e brindes, não é mesmo?

Por isso, não deixe de aproveitar datas especiais, como aniversário, por exemplo, para oferecer um cupom de desconto, ou um brinde enviado diretamente na sua residência. 

Assim, o cliente se sentirá valorizado pela empresa, criando uma relação de fidelidade com a marca.

10. Invista na indicação de clientes

Conhecida também como  Member get Member, indicar clientes, é uma estratégia de Marketing em que o seu cliente ganha algum tipo de benefício por indicar os serviços ou produtos da empresa para amigos e familiares.

Assim, além de aumentar sua cartela de clientes, sua empresa cria também uma relação de proximidade com os clientes já existentes, tornando-os “garotos propaganda” da marca.

11. Tenha serviços complementares

Não fica bem mais fácil, quando o cliente encontra tudo que precisa em um lugar só?

Por exemplo, se sua empresa vende computadores, se o cliente também pode adquirir softwares e acessórios com você, o faturamento irá aumentar e a satisfação do cliente, também.

12. Revise a estratégia de preços da empresa

O preço é um dos fatores que mais pesam na decisão de compra.

Por isso, é fundamental que a sua empresa faça uma pesquisa de mercado, ou seja, quanto os seus concorrentes têm cobrado.

Claro que, muitas vezes, sua empresa não conseguirá abaixar muito o preço com relação à concorrência. 

Mas, você pode oferecer diferenciais como quantidade de parcelas de pagamento, pontuação no programa de fidelidade, dentre outros benefícios que fazem o cliente optar pela sua empresa.

13. Busque clientes antigos

Todo profissional de marketing sabe que custa mais barato manter um cliente antigo do que conquistar um novo.

Por isso, não deixe de desenvolver estratégias de relacionamento com clientes antigos, principalmente, aqueles que já não compram com você já há algum tempo.

Pode ser um cupom de desconto enviado por e-mail, SMS, ou qualquer ação simples. O importante é não perder a comunicação com esses consumidores.

14. Inove para aumentar o faturamento

Já citamos que o diferencial diante dos concorrentes é primordial para fidelização e aumento do faturamento da empresa.

Logo, buscar vendas criativas e novas tecnologias, principalmente ferramentas de comunicação instantânea, aumenta o relacionamento com os clientes e possibilita antecipar tendências de mercado por meio de pesquisas, por exemplo. 

Assim sua empresa sempre estará um passo à frente, faturando mais que o concorrente.

15. Crie um programa de lealdade do cliente

Uma pesquisa realizada pela publicação Convenience Store News e pela Tata Consultancy Services aponta que o preço é considerado o quesito mais importante por apenas 15% dos entrevistados. 

Em ordem de importância, antes do preço, estão a conveniência (38%), atendimento do cliente (23%), produtos com atributos especiais (22%), reputação do vendedor (20%) e programas de recompensas e lealdade.

Esses dados nos levam a concluir que o cliente realmente quer se sentir único e especial, recebendo descontos e ofertas personalizadas.

Nesse quesito, criar um programa de lealdade faz com que o cliente não queira deixar sua empresa, mesmo que o preço da concorrência esteja mais baixo, aumentando o faturamento.

Concluindo, aumentar o faturamento da empresa é, para muitos empreendedores e profissionais de marketing, o que fará a empresa crescer e se manter no mercado.

Mas é importante ter em mente que esse é um trabalho contínuo para conquistar a fidelidade e a lealdade dos clientes com um bom planejamento de marketing a começar pelo funil de vendas e programas de lealdade e fidelidade.

E se você quer implantar um programa de lealdade na sua empresa, mas não sabe como, saiba que a Lecupon pode ajudar!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.