blank

10 passos de como atrair clientes para um banco digital

Saber como atrair clientes para um banco digital pode ser um desafio.

Isso porque, para conquistar clientes é preciso oferecer mais que isenção de taxas.

A idwall divulgou recentemente o Estudo Comparativo de Bancos 2022, que revela o cenário atual dos bancos digitais brasileiros. 

A pesquisa afirma que até o final de 2022, o Brasil terá 4,5 contas digitais abertas para cada pessoa.

Segundo estimativa, 184 milhões de contas digitais serão abertas até o fim do ano, aumento de 15% em comparação a 2021.

Então, você pode se perguntar, como fazer que o cliente escolha o meu banco ao invés do concorrente ?

10 passos de como atrair clientes para um banco

O novo consumidor, há tempos, vem passando por um processo de mudança por querer ter praticidade no momento de efetuar suas compras, pagar contas, dentre outras operações, sem que tenha que sair do conforto de seu lar. 

Agora, vamos conferir as principais estratégias de como atrair clientes para um banco digital.

1. Ofereça as funcionalidades chave

A geração millennials, que representa os nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000, representa a maioria dos consumidores que compram pela internet e fazem pagamentos online

Porém, estudos também revelam que 63% dos consumidores dessa geração não possuem cartão de crédito.

Logo, oferecer cartão de débito gratuito e sem análise de crédito, contribui para atrair clientes, sendo que, é uma tendência dos e-commerces oferecer cada vez mais possibilidade de pagamento pelo débito.

2. Destaque as ferramentas de controle orçamentário

Ainda sobre os millennials, é importante também saber que essa geração adora saber onde concentrar seus gastos.

Por isso, é importante que seu banco digital tenha funções de controle orçamentário e emita alertas sobre gastos concentrados em um só ponto de venda.

Ainda, emita lembretes de cobranças automáticas aos clientes e calcule também as previsões futuras de entrada e saída de caixa.

3. Ofereça formas de pagamento seguro

Por mais que a tecnologia domine a maioria dos serviços financeiros atualmente, muitos consumidores ainda se sentem inseguros em realizar transações digitais.

Logo, seu banco digital precisa investir em segurança, assegurando o desenvolvimento de operações confiáveis, garantindo a confidencialidade e  a integridade dos dados.

Ainda, com  a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), foi estabelecido um um marco legal que protege informações pessoais, tendo como foco proporcionar transparência na coleta, processamento e compartilhamento das informações dos clientes. 

4. Fale a língua dos seus usuários

Utilize uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Assim, mesmo os clientes mais leigos em relação à transações bancárias, principalmente em relação aos investimentos, conseguirão lidar com o dinheiro de forma menos complexa.

5. Seja consciente

Os millennials consomem muito conteúdo digital e em diferentes canais.

Logo, cuide para que a comunicação com esses clientes estejam em diversas plataformas digitais como e-mail, redes sociais, notificações de push, dentre outras.

6. Facilite a abertura online de contas

A abertura de contas online precisa ser fácil e não burocrática.

Se o banco solicita diversos documentos, selfies, assinaturas, o cliente irá acabar desistindo e partindo para a concorrência.

Afinal, o intuito de abrir uma conta em um banco digital é a praticidade de não ter que comparecer à uma agência, enfrentar fila de espera, levar documentos e ainda correr risco de ser reprovado.

Então, facilite ao máximo o processo, mostrando um diferencial.

7. Ofereça uma excelente experiência de usuário no app

Quanto mais o seu banco investir em tecnologias ligadas à segurança da informação, navegabilidade, analytics e big data, a experiência do cliente no uso do aplicativo será positiva, facilitando a navegação e transmitindo segurança.

Também conhecida pelo termo de User Experience (UX), a experiência do usuário é o conjunto de percepções dos clientes em interagirem com um produto, sistema ou serviço, por meio de uma determinada interface.

Ainda, ela tem como objetivo garantir não apenas a usabilidade, mas também o design estético, sensações e emoções.

8. Promova responsabilidade social

As empresas cada vez mais são cobradas pelos consumidores a se posicionarem ideologicamente, diante de diversos assuntos sociais como as desigualdades econômicas e direitos humanos.

Isso porque, para os millennials, a medida em que consomem os produtos ou serviços,  geram uma identidade a ser percebida pela sociedade, o que promove também o marketing “boca a boca”, já que o cliente se torna um verdadeiro promotor da marca.

9. Ofereça um clube de vantagens

Essa é uma estratégia de prospecção de clientes altamente eficaz.

O clube de vantagens é uma forma também de encantar e fidelizar clientes, uma vez que eles se sentirão valorizados por ter benefícios exclusivos como descontos em lojas parceiras, aplicativos, assinaturas de streaming, trazendo também credibilidade para o seu banco.

10. Tenha benefícios como cashback

Cashback, traduzido do inglês, significa “dinheiro de volta”.

Logo, não precisamos enfatizar o quanto essa ferramenta é atrativa na captação de clientes para um banco digital.

Ainda, oferecer cartões com cashback beneficia o próprio banco quando incentiva o cliente a comprar e pagar as faturas de forma antecipada ou em dia para obter determinada porcentagem do dinheiro de volta.

Com esses passos que preparamos para você, fica mais fácil saber como atrair clientes para um banco digital.

E lembre-se o foco principal deve ser sempre no cliente, entregando principalmente as funções básicas de forma gratuita e simples.

Aproveite o momento e saiba mais como a satisfação do cliente é fundamental para se destacar diante da concorrência.

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!