Aprenda como atrair clientes para a sua empresa e 19 estratégias para aplicar

Para que o seu negócio cresça cada vez mais, você precisa de estratégias sobre como atrair clientes. Essas ações são fundamentais para aumentar o público atendido pela sua empresa, garantindo um maior volume de vendas e uma rentabilidade também maior. 

Porém, não podemos negar que as ações para atrair clientes podem gerar custos, então, é preciso tomar as decisões certas e saber quais caminhos seguir para adotar as estratégias mais eficazes e com um custo de aquisição menor. 

Preparamos este material para que você entenda como começar a fazer a atração de clientes, e ainda para apresentar 19 estratégias para ampliar o alcance do seu negócio. Continue lendo!

Nova call to action

O que é preciso saber para começar a atrair mais clientes?

Principalmente quando se fala do meio digital a concorrência é muito alta. Por isso, para saber como atrair clientes do jeito certo você precisa de um planejamento que norteie as suas ações e decisões, mantendo o foco nos objetivos. Confira a seguir cinco ações fundamentais para começar a trabalhar a atração do público.

Conhecer o comportamento e perfil do cliente

Existem diversas ferramentas e recursos que podem ser adotados para atrair clientes, mas não é necessário implementar todos eles. Você precisa entender o comportamento do seu público-alvo para saber como essas pessoas costumam agir na internet, suas preferências de compra, exigências, objeções, e outros detalhes.

Assim, poderá traçar também o perfil do seu cliente, fator fundamental porque a abordagem varia dependendo da pessoa com quem estamos falando. Considere que não vendemos um skate para um adolescente da mesma forma como vendemos produtos de jardinagem para uma senhora.

Entender o mercado em que a empresa está inserida

Depois de estudar mais a fundo o seu cliente, você precisará observar como está o mercado, em especial o setor no qual a sua empresa está inserida. Assim, poderá analisar as estratégias e ações que estão sendo adotadas pelos concorrentes, inclusive as grandes empresas.

O intuito não é repetir aquilo que estão fazendo, mas se espelhar para fazer adequações em seu negócio e, por que não, oferecer algo diferenciado.

Olhar para o mercado evita que as suas estratégias se tornem obsoletas. Você observa tendências e descobre o mínimo que precisa ser oferecido para o público. Com base nisso, pode desenvolver suas próprias ações buscando esse diferencial e ressaltando aquilo que o seu negócio tem de melhor.

Garantir um atendimento de qualidade

Não há como atrair clientes se o atendimento da sua empresa não for bom. De nada adianta elaborar todo um planejamento com ações e estratégias se na hora de colocar em prática a sua equipe não está preparada para lidar com o público, ou os seus canais de comunicação não funcionam.

Então, prepare o seu time para que ele saiba como atender o cliente conforme as expectativas dessas pessoas. Garanta que as mensagens enviadas sejam recebidas e atendidas, não importa o seu teor, afinal, problemas e reclamações também precisam de atenção e solução.

Trabalhar o pós-venda

Um erro que muitas empresas cometem é praticamente abandonar o cliente depois que a venda é concretizada, mas você não pode fazer isso se quiser atrair mais público. O pós-venda precisa ser muito bem elaborado, dando continuidade ao suporte ao cliente para que ele receba um atendimento de alta qualidade. 

O pós-venda envolve uma série de ações, como a definição de uma boa política de trocas e devoluções, a criação de uma central de atendimento para resolver problemas ou esclarecer dúvidas e a continuidade da comunicação com o cliente.

Ela pode ser feita por meio de e-mail de agradecimento ou o compartilhamento de conteúdos e informações, algo que mantenha sua empresa perto dessas pessoas. Aliás, um pós-venda bem elaborado aumenta a satisfação do público e as chances de um cliente realizar novas compras.

Fortalecer a marca da Empresa

Um aspecto que influencia de forma significativa a decisão de compra de um cliente é a confiança que ele tem na marca, que precisa ser forte e transpassar segurança. Sendo assim, para atrair mais público você deve fortalecer a imagem da sua empresa, o que pode ser feito de diferentes maneiras, como:

  • elaborando uma boa identidade visual;
  • definindo missões e valores;
  • gerando conteúdos que promovam identificação com a marca;
  • divulgando materiais que trazem credibilidade;
  • marcando presença na internet e nas redes sociais;
  • apresentando resultados e cases de sucesso.

19 estratégias de como atrair mais clientes 

Agora que você já descobriu como atrair clientes começando do básico, confira 15 estratégias para estruturar melhor o seu negócio, manter uma boa comunicação com os clientes e despertar o interesse deles pela sua empresa.

1. Tenha um site próprio

O site é o espaço exclusivo da sua empresa na internet. É uma página importante para apresentação dela, das soluções que oferece, suas missões e valores, além de ser mais um canal para iniciar a comunicação com o público. Logo, é muito importante criar um site próprio, que esteja adequado à imagem da sua marca.

2. Marque presença nas redes sociais

O público está nas redes sociais e os concorrentes também. Portanto, se você não estiver nesse espaço, acabará perdendo mercado. Mas não precisa participar de todas as plataformas. Verifique quais o seu público-alvo utiliza para conseguir alcançar essas pessoas.

3. Faça listas de e-mails segmentadas

Na hora de fazer o envio de e-mail, evite encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas. Dentro do seu público-alvo você também vai encontrar características diferentes, então, o ideal é fazer a segmentação das listas para encaminhar a mensagem certa para cada grupo, conforme seu estágio de funil e interesses.

4. Invista no marketing de afiliados

No marketing de afiliados você terá diversas pessoas trabalhando em prol da divulgação da sua empresa ou de uma determinada solução que ela oferece. É uma verdadeira força tarefa que vai atrair público de todos os lados. Apenas tenha o cuidado de elaborar uma boa política para que as regras estejam bem definidas e você não tenha problemas futuros.

5. Tenha uma estratégia para anúncios on-line

Nem sempre a gente consegue atrair público apenas com ações que não geram custos. Também é importante investir em anúncios online porque eles fazem com que a sua empresa apareça para as pessoas certas. Além disso, é fácil controlar o orçamento para que o investimento fique dentro daquilo que foi planejado.

6. Conheça as técnicas de SEO

A otimização precisa estar presente em todo tipo de material produzido para a internet, não importa se é um vídeo, blog post, uma página institucional ou a descrição de um produto. Estude a respeito das técnicas de SEO e faça ajustes em todas as suas peças para que elas tenham maiores chances de ranquear.

7. Participe de eventos da área

Fique de olho nos eventos que acontecem no setor ao qual a sua empresa pertence. Eles promovem visibilidade para as marcas participantes e, muitas vezes, são abertos ao público. Também são divulgados na internet, e se o seu negócio estiver entre junto, será divulgado também, além de chamar a atenção e ganhar a confiança das pessoas.

8. Crie programa de indicações

Todo mundo gosta de uma vantagem ou benefício, não é verdade? Por isso, você pode conseguir mais público criando um programa de indicações. Assim, aqueles que já utilizaram os serviços oferecidos pela sua empresa recebem algum tipo de recompensa ao indicar clientes novos.

9. Faça um programa de fidelidade

Criar um programa de fidelização de clientes é mais uma ótima alternativa. O programa de fidelidade faz com que os clientes antigos deem preferência para a sua empresa, e isso atrai mais pessoas porque elas também podem obter um benefício ao adquirir suas soluções.

10. Ofereça materiais ricos

Os materiais ricos são peças como e-books e infográficos, conteúdos que são oferecidos para a pessoa em troca do fornecimento de dados de contato. Quem está em busca de informação é atraído por essas ofertas, e você consegue conquistar mais leads para trabalhar suas estratégias.

11. Utilize estratégias de atração no YouTube

Os vídeos são conteúdos muito consumidos atualmente, e isso colocou o YouTube no topo da lista dos preferidos. São mais de 100 milhões de usuários ativos só no Brasil, e você pode utilizar as estratégias desse canal para atrair o seu público. Isso pode ser feito criando o seu próprio canal ou patrocinando vídeos de interesse dos seus clientes em potencial.

12. Aproveite o marketing de influenciadores

Sabia que também há como atrair clientes para o seu negócio fazendo parcerias com influenciadores? Como essas pessoas têm milhões de seguidores e muita visibilidade na internet, vale a pena se tornar parceiro delas para que façam a divulgação dos seus produtos ou da sua marca.

13. Conheça os mecanismos do LinkedIn

Embora o LinkedIn não tenha tanto destaque como outras redes sociais, ele conta com milhões de usuários, e essas pessoas costumam ter muitas conexões, o que pode garantir engajamento e visibilidade interessantes para suas postagens. E ainda, ajuda a manter contato com empresas e profissionais do seu ramo e possíveis parceiros.

14. Conecte a sua empresa a um marketplace

Os marketplaces estão fazendo muito sucesso hoje em dia e oferecem boas oportunidades para empresas de todos os portes. É interessante fazer a sua conexão com uma plataforma como essa, pois elas têm as suas próprias estratégias de marketing, divulgação e podem ajudar a alcançar o seu público-alvo sem muito investimento.

15. Tenha um clube de vantagens próprio

E que tal criar o seu próprio clube de vantagens? Por meio dele você pode oferecer descontos e promoções com mais exclusividade para os seus clientes, e mais público será atraído em função desses benefícios. Os clientes antigos serão fidelizados, novos atraídos e isso aumentará cada vez mais o alcance do seu negócio.

Viu só como atrair clientes não é uma tarefa tão difícil quanto parece? Existem muitos caminhos para você alcançar o seu público-alvo e aumentar o volume de vendas. Mas não se esqueça de que não existe uma receita pronta. Selecione as estratégias que melhor se encaixam ao perfil dos seus consumidores e à demanda do seu negócio, para investir com precisão e alcançar os melhores resultados. 

Atrair clientes é importante, mas você não pode perder os antigos. Confira neste outro artigo o que fazer para manter essas pessoas sempre por perto.

16. Invista em marketing de relacionamento

Manter uma relação estreita com os clientes é um fator que transmite confiança e, se tratado preferência, gera valorização para com o público direcionado.

O marketing de relacionamento existe para que a empresa possa entender quais são as necessidades, dores e hábitos de consumo de seus clientes. Isso possibilita à equipe criar planos de campanhas direcionadas a públicos específicos. Dessa forma, o investimento se torna mais assertivo e segmentado, atingindo as metas planejadas.

Para isso acontecer, é preciso conhecer seus clientes e criar uma ligação direta com eles. Ao realizar pesquisas de satisfação, não basta só dar ouvidos às reclamações, é necessário considerar opiniões, elogios e sugestões dos consumidores, atendendo clientes que buscam um serviço que os entenda.

Exemplificando, realize pesquisas que busquem feedbacks, por plataformas em web sites, e-mail marketing e interações em redes sociais. Tendo em mãos os dados coletados, será possível estabelecer o seu nicho e direcionar publicidade para um determinado público.

17. Tenha um programa de Member-get-Member

Apesar de ser um recurso simples, muitos ainda têm dúvidas sobre o sistema de Member-get-Member. Basicamente, se trata do processo em que o cliente é beneficiado pela empresa ao indicar os serviços da mesma a outras pessoas, resultando em uma maior atração de clientes.

A tradução do termo já deixa muito claro seu objetivo: membro leva membro. Ou seja, o consumidor já fidelizado, fica responsável por gerar a captação de novos clientes, através da difusão de indicações. Esse recurso é muito lucrativo para as empresas, pois necessita de baixo investimento, já que a publicidade geralmente acontece de forma espontânea.

Na prática, procure adquirir um programa de vantagens que ofereça incentivo aos seus clientes através de benefícios, por exemplo, que crie promoções, ofereça cupons de descontos e vantagens exclusivas para os clientes que alcançarem determinada quantidade de indicações.

Estimular clientes a divulgar a marca por sistema ‘’boca a boca’’, como compartilhamentos em redes sociais e avaliações positivas gera confiança e interesse em potenciais clientes. Esse é um bom cenário para a empresa, pois coloca o consumidor em posição de defensor da marca ao recomendá-la a outros.

18. Desenvolva parcerias

Sabemos que nenhum negócio se mantém sozinho, assim, obter parcerias pode ser muito vantajoso na otimização de serviços. Terceirize vendas e promoções para empresas parceiras, visando a distribuição de funções e ampliação da divulgação da marca.

Procure criar laços com marcas que ofereçam descontos ou realizem co-marketing, isto é, a troca de divulgação entre a empresa parceira e a sua. Descubra quais empresas são referência no ramo e quais são mais influentes, assim, será possível direcionar propostas de parcerias com as tais.

Contudo, ao entrar em contato visando uma parceria, revise muito bem a missão da empresa e seus objetivos, garantindo o alinhamento ao seu negócio. Se atente a todo o plano de estratégia, confirme se a parceria é realmente vantajosa e reveja os possíveis riscos.

É muito importante obter apoios externos para captar clientes fora dos que são normalmente cotados pela empresa, aumentando o seu raio de interesse.

19. Fortaleça os valores da sua empresa

O design é a primeira impressão que o cliente tem da empresa e serve para poder identificar a visão da marca. Assim, é de extrema importância deixar claro os valores e objetivos de atuação, para que os clientes em potencial possam enxergar credibilidade no que está sendo oferecido.

O processo de formação da identidade de uma marca é formado por um conjunto de fatores que vão desde a escolha das cores até a personalização no meio digital. Nesse âmbito, os recursos na internet são os principais aliados, se tratando da criação de logomarcas e atividades interativas em postagens nas redes sociais.

Contudo, há ferramentas táteis poderosas na prospecção de clientes, como, por exemplo, criação de folhetos e banners com mensagens mencionando textos sobre os ideais da empresa enquanto prestadora de serviços.

Estabelecer uma identidade visual que contenha um perfil único é essencial. Porém, dentre todos os recursos citados, é necessário o alinhamento entre todas as ferramentas utilizadas, ou seja, estabelecer a padronização dos aspectos visuais em perfis nas redes sociais, cores, formato do website, logomarca etc.

Por que criar estratégias para atrair clientes para sua empresa?

Ser referência na área de vendas e atrair clientes para a sua empresa não é como uma receita de bolo, porém, existem diversas estratégias que podem facilitar esse processo. Reter clientes para o seu negócio exige muito planejamento e requer métodos criteriosos.

A maioria das táticas utilizadas envolvem alguma ferramenta dentro do marketing da empresa. Assim, ao investir nesse departamento, é possível medir as métricas e estatísticas do mercado, consequentemente, lidando melhor com os eventuais problemas.

Dessa forma, procure conhecer e estabelecer relações próximas com o seu público-alvo, defina sua persona principal e crie processos que aumentem o rendimento no alcance de clientes. Não basta só zelar pelos clientes já fidelizados, é vital um planejamento que vise sempre a procura por novos consumidores.

Como dito anteriormente, existem diversas formas de alcançar clientes para uma empresa, seja utilizando a internet ou estabelecendo parcerias. No cenário atual as possibilidades são extensas, por isso, vai de cada um escolher qual o método mais adequado utilizar na empresa em questão.

Se além de se conscientizar sobre as estratégias você quer aprofundar mais sobre o assunto, aproveite a visita e confira agora nosso conteúdo sobre prospecção de clientes.

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!