Confira as principais dicas para aumento de vendas na sua empresa

O que proporciona aumento de vendas nas empresas?

Uma pesquisa da McKinsey revelou que, quando a experiência de compra é altamente personalizada, há 110% mais chances de os clientes adicionarem itens extras às suas cestas e 40% mais chances de gastarem mais do que planejaram.

No entanto, em um mercado cada vez mais competitivo, tem sido cada vez mais difícil chamar atenção do público para a marca e, como consequência, alavancar os lucros.

Pensando nesse desafio, para te auxiliar, vamos te dar 13 dicas de como se destacar em meio à concorrência e aumentar as vendas na sua empresa. 

13 dicas infalíveis para o aumento de vendas

Agora, vamos apresentar algumas estratégias que irão impulsionar as vendas, proporcionando os melhores resultados para o negócio. Acompanhe!

1. Invista em marketing

Mesmo sendo essencial para aumentar as vendas, muitas empresas ainda negligenciam o marketing.

É preciso ter em mente, que se você deseja que o negócio cresça e se mantenha no mercado, é preciso falar com o seu público.

Por isso, não deixe de elaborar ações e estratégias de integração de canais virtuais e físicos para alavancar vendas, pensando sempre na jornada do cliente.

Esse conceito é conhecido como: “omnichannel”, e vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, se tornando uma das principais estratégias de Marketing, atualmente.

2. Pratique up-sell e cross sell

Logo depois de atrair o cliente para o seu ambiente físico ou digital, pratique as técnicas de up-selling e cross selling, proporcionando o aumento de vendas.

O Up selling é quando o vendedor propõe  um item melhor ao escolhido pelo cliente com objetivo de aumentar o ticket médio da compra.

Já o  cross selling é a técnica de fazer uma oferta de um produto complementar ao que o cliente decidiu comprar. No e-commerce, essas ofertas costumam vir em formato de anúncios enquanto você navega pelo site ou como uma sugestão, no momento de finalizar a compra.

3. Ofereça cartão-presente para seus clientes

Além de ser uma ação de encantamento e fidelização, oferecer um cartão presente para o cliente, é uma maneira eficaz de aumentar os lucros.

Segundo o relatório Global Gift Card Survey, o mercado de cartão presente movimenta R$ 10 bilhões ao ano e até 2024 poderá superar a marca de US$ 221 bilhões.

Ainda, o cliente pode presentear um amigo ou parente com esse cartão, o que acaba atraindo novos clientes para a sua empresa.

4. Busque diferencial competitivo

O diferencial competitivo é o fator de decisão de compra, ou seja, o que irá fazer com que o consumidor escolha a sua empresa ao invés do concorrente, mesmo que o seu produto seja mais caro.

Esse diferencial que torna seu produto ou serviço único, pode estar relacionado ao atendimento ao consumidor, à qualidade do produto que você oferece, às estratégias e ações de relacionamento ou à capacidade de rapidez na entrega.

5. Tenha uma boa estratégia de valor

Oferecer serviços de qualidade, praticar preços justos, além de outras estratégias, ajudam a agregar valor à sua marca no mercado. 

Ainda, o mais importante é que sua empresa tenha uma missão. 

Ou seja, o seu cliente precisa do seu produto ou serviço para melhorar algo na sua vida.

6. Elabore um programa de recuperação de clientes

Resgatar o cliente que em algum momento não teve uma boa experiência com a sua empresa é fundamental para aumentar as vendas. 

O programa de fidelidade deve consistir em ações de fidelização, que podem ser desde um telefonema para entender uma reclamação que o cliente fez nas redes sociais da empresa, desde descontos, ressarcimentos de cobranças indevidas e até mesmo, envio de brindes e presentes.

7. Planeje ações considerando a jornada do cliente

Para isso, é fundamental entender quem compra o que você vende. 

Como é a vida dessa pessoa? Em que momento ela precisa comprar algo da sua empresa? 

Essas são somente algumas das perguntas que você precisa saber responder, para poder mapear toda a jornada do cliente.

Para isso, é comum a criação de personas, que nada mais são que personagens fictícios que possuem as características dos seus clientes mais assíduos. 

Assim, todas as suas ações de marketing e vendas serão melhor direcionadas com base nas características do seu cliente ideal.

8. Invista em tecnologia nos setores de vendas e marketing

A tecnologia nos setores de vendas e marketing veio somente facilitar nas tarefas mais burocráticas, como coleta e análise de dados.

Com o auxílio de um software de CRM, por exemplo, é possível acompanhar a eficácia de cada etapa do funil de vendas, além de identificar quais estratégias não estão dando certo, permitindo que sejam criados planos de ação para melhorá-los ou substituí-los.

9. Conheça o modelo Inside Sales

Inside Sales, traduzido do inglês, significa: ‘vendas internas’. 

Ou seja, esse modelo consiste em elaborar diversas estratégias que permitam que seu comercial realize a abordagem e relacionamento com os clientes de dentro da empresa.

Assim, o Inside Sales auxilia na redução de custos com deslocamento, tempo, dentre outros fatores que tornam visitas externas mais trabalhosas, tanto para empresa quanto para o cliente.

No setor imobiliário, por exemplo, pelo site da empresa o cliente pode visitar o imóvel desejado de forma virtual, sem precisar se deslocar até o local, assim como o corretor. 

Assim, ambas as partes saem ganhando em conveniência, praticidade e economia.

10. Personalize e humanize a comunicação do seu time

Mesmo com o auxílio da tecnologia, o fator humano não pode deixar de existir se você quer aumentar as vendas na sua empresa.

Por isso, mesmo que você conte com auxílio de chatbots nos canais digitais, ofereça a opção de falar com humano, oferecendo uma experiência agradável e personalizada aos clientes.

Um exemplo recente é de um mercado da Holanda que criou um corredor exclusivo para pessoas que gostam de conversar com o caixa, intitulado “caixa lento”. O público-alvo são idosos que sofrem de solidão. 

11. Invista em Inbound Marketing

O inbound marketing é composto de técnicas de criação e compartilhamento de conteúdo focado em um público-alvo específico. 

Assim, seu negócio consegue conversar de forma direta com a persona, criando um relacionamento contínuo e duradouro.

As ferramentas mais utilizadas para o inbound são: e-commerce, blog, e-books, webinars, redes sociais, dentre outros conteúdos educativos que buscam ampliar seu reconhecimento de marca e atração de novos clientes.

12. Utilize CRM para aumento de vendas

O termo CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Sua gestão é feita por meio de um software que gerencia o funil de vendas, direcionando quais ações e estratégias comerciais devem ser utilizadas com cada cliente, garantindo sua satisfação e fidelização a partir da organização dos processos.

Assim, a empresa consegue ser mais assertiva na abordagem tanto comercial quanto à publicidade, reduzindo custos e aumentando as vendas.

13. Crie seu próprio clube de vantagens

Também conhecido como clube de benefícios, essa ferramenta de marketing é muito utilizada para alavancar vendas e fidelizar clientes.

Por meio de um aplicativo, o clube de vantagens concede descontos, cashback, brindes e outros benefícios que podem vir até mesmo de outras empresas parceiras.

Assim, sua marca ganha prestígio e visibilidade, criando um diferencial no mercado, contribuindo para o aumento de vendas na empresa.

Agora que você entendeu qual o caminho para o aumento de vendas na sua empresa, comece a aplicar essas dicas, agora mesmo!

Claro que, você irá personalizar as estratégias de acordo com o tamanho do negócio e com seu nicho de mercado. 

O que não pode acontecer é não se atualizar com base nas tendências, ficando para trás no mercado.

Aproveite e leia também sobre como aumentar seu ticket médio.

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!