Entenda o que é e como fazer a análise de concorrência

A análise de concorrência é uma das principais práticas de gestão e ajuda as empresas a terem uma melhor compreensão sobre o mercado em que atuam. Isso porque, esse processo analítico ajuda as organizações a verificarem o que os concorrentes estão fazendo de positivo ou negativo.

Dessa maneira, quem está atento a essa questão tem melhor conhecimento em relação ao público e consegue desenvolver melhores produtos e serviços. Ambas as questões, somadas, vão ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes.

Pensando na importância desse tema, neste post destacamos o que é e qual a importância da análise da concorrência. Além disso, fornecemos dicas que vão te ajudar a fazer a análise de concorrência e apresentamos ferramentas gratuitas para te ajudar nesse processo.

Banner_Atrair_Reter_Fidelizar

O que é análise da concorrência?

Também conhecida como análise mercadológica, esse conceito faz referência à prática de se estudar o que as empresas concorrentes fazem no mercado. Desse modo, observa-se, por exemplo, o que os outros negócios estão oferecendo ao público, a qualidade dos serviços prestados, a gestão comercial e como cada organização é vista no mercado, incluindo os clientes.

Por meio da análise da concorrência, as empresas terão conhecimento sobre o funcionamento de um mercado específico, estão antenadas em relação às futuras tendências e vão desenvolver estratégias eficazes para proporcionar o crescimento organizacional.

Qual a importância da análise de concorrentes?

Por diversos motivos, o processo analítico é fundamental para as empresas. Primeiramente, a análise da concorrência vai ajudar a entender o mercado e as características do público. Esses conhecimentos, somados, vão ajudar o seu negócio a desenvolver melhores produtos ou serviços e que atendem ao perfil dos clientes.

Com isso, a sua empresa vai ser mais competitiva, vai aumentar o número de vendas, irá se posicionar de maneira assertiva no mercado e ainda impulsionará o faturamento.

Outro aspecto positivo proporcionado pela análise de concorrência é a tomada de decisões assertivas. Essa questão acontece porque a sua empresa terá informações confiáveis sobre o mercado, contribuindo para a tomada de decisões seguras e com menos riscos.

Como fazer a análise de concorrência?

Ao seguir as melhores práticas sobre como fazer a análise de concorrência, você terá o conhecimento da sua área de atuação e tomará decisões seguras. Por esses motivos, vamos compartilhar abaixo algumas dicas que vão te ajudar nesse processo analítico.

1. Defina quem é a sua concorrência

Primeiramente, é fundamental definir quais serão os seus concorrentes diretos. Isso pode ser estabelecido conforme vários critérios. Pode-se pensar, por exemplo, em uma escala local ou regional, em uma área de atuação de mercado específica etc.

Após estabelecer o critério, você terá conhecimento sobre as empresas concorrentes e poderá acompanhá-las constantemente.

2. Estabeleça os objetivos da análise

Essa prática vai ajudar a sua empresa a direcionar os esforços de maneira otimizada no processo analítico.

Nesse contexto é importante destacarmos que há vários objetivos para fazer a análise. Entre alguns exemplos estão melhorar a imagem da marca, conquistar novos consumidores, melhorar o posicionamento da empresa no mercado etc.

3. Escolha que critérios vai analisar

Com os objetivos em mãos, fica mais fácil definir quais são os critérios a serem analisados. Na análise competitiva há um amplo conjunto de critérios que podem ser verificados. Entre eles estão o faturamento anual, número de funcionários, estratégias de gestão das empresas, marketshare, políticas de preços, principais produtos etc.

Vale destacar que a definição desses critérios deve estar de acordo com os objetivos da análise, com as características do seu mercado de atuação e das necessidades do seu negócio.

4. Determine seu método de pesquisa

Muitas informações são encontradas e facilmente verificadas em bancos de dados públicos, ainda mais no contexto atual em que o acesso às informações tornou-se facilitado.

Nesse cenário é muito importante ter uma metodologia de pesquisa, pois essa prática vai te ajudar a ter foco no momento de realizar a análise, contribuindo para a obtenção de informações valiosas para a sua empresa. 

Na etapa de definição da metodologia há também a previsão de custos e o tempo que vai ser dedicado pela equipe para realizar a tarefa. Com isso, torna-se possível prever os recursos que vão ser utilizados e estar bem preparado para fazer a análise.

5. Colete os dados e apresente-os às áreas envolvidas

Nesse momento, há a coleta e a análise dos dados dos concorrentes. É fundamental definir um período específico para esse processo, pois os dados podem variar conforme campanhas ou eventos sazonais (Natal, férias escolares, Carnaval etc.).

Quais são as ferramentas gratuitas para ajudar na análise da concorrência?

Há um amplo conjunto de ferramentas gratuitas que podem te ajudar a fazer uma análise eficiente. Vamos compartilhar abaixo as características de cada funcionalidade para te auxiliar nesse processo analítico.

Google Alerts

Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google que se encarrega por enviar e-mails aos usuários quando o buscador encontra novos resultados sobre termos pelas quais uma pessoa se inscreveu.

Desse modo, podemos dizer que o Google Alerts é uma ótima alternativa para você ficar informado sobre um assunto específico, incluindo as questões relacionadas ao mercado de atuação da sua empresa.

Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra as empresas sobre a compra de produtos ou serviços e o atendimento. Por meio desta página, os clientes podem fazer reclamações e as empresas poderão responder a essas solicitações.

Pode-se dizer, portanto, que por meio do Reclame Aqui torna-se possível conhecer a reputação das empresas no mercado, incluindo as organizações concorrentes.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de SEO que possibilita ao usuário fazer pesquisas de palavras-chave e avaliar resultados de diversas métricas. Com isso, torna-se possível saber o volume de buscas por cada termo.

Como é possível perceber, a análise de concorrência é um processo importante para as empresas, pois elas vão ter melhor conhecimento do mercado e vão otimizar a qualidade dos produtos e serviços. Por esse motivo, procuramos compartilhar para você as melhores práticas para te ajudar a otimizar esse procedimento analítico e ajudar no crescimento do seu negócio.

Gostou deste conteúdo no qual destacamos o que é e qual a importância de fazer a análise de concorrência? Aproveite a visita para entender a diferença entre concorrentes diretos e indiretos!

BannerRodape-PosVenda
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!