Aprenda a agregar valor a empresa de maneira prática

Agregar valor a empresa: 8 técnicas para aplicar

Você sabe como agregar valor a empresa? Essa pergunta é bastante relevante, pois ao ter o conhecimento sobre como gerar valor, torna-se possível melhorar a imagem do seu negócio no mercado, conquistar mais clientes e aumentar o número de vendas.

É importante ressaltar que valor é diferente de preço. Ele remete ao sentimento que a sua marca promove nas pessoas que fazem negócio com ela.

Quando falamos em agregar valor, estamos tratando de uma construção de símbolos e significantes que trazem para os clientes um sentimento relacional com a marca.

O que é valor de marca?

Também conhecido como Brand Equity, esse termo faz referência a uma métrica utilizada com o objetivo de definir a presença de uma empresa no mercado e também o reconhecimento de uma marca.

Dessa maneira, podemos dizer que esse valor influencia na maneira pela qual cliente pensa, age e se relaciona com determinada marca. Essa questão influencia na parcela de mercado que uma empresa detém e na lucratividade dos negócios.

O valor da marca é um dos fatores que influenciam na decisão de compra de uma pessoa. Quando uma marca é respeitada pelo público, atrai a atenção de novos consumidores.

Pense nas principais marcas do mercado e na forma como elas atuam para prevalecer como referências em suas áreas. Isso é construído a partir da valorização da empresa.

8 formas de agregar valor a empresa

Destacamos anteriormente sobre a importância de agregar valor na sua empresa, pois essa prática vai ajudar a sua empresa a conquistar uma imagem positiva no mercado e, consequentemente, mais clientes.

Por isso, na sequência do conteúdo vamos fornecer dicas que vão ajudar nesse sentido.

1. Gerar conteúdos relevantes

Uma das dicas mais importantes para agregar valor ao nosso negócio é a publicação de conteúdos relevantes para o seu público. Por meio dessa prática, torna-se possível ajudar as pessoas a resolverem os problemas e a esclarecerem as dúvidas sobre a utilização de um produto ou serviço oferecido pela sua organização.

Além disso, a produção de conteúdos relevantes vai ajudar a sua empresa a ser reconhecida em seu segmento e a otimizar a credibilidade. Com isso, mais pessoas vão lembrar da sua empresa poderão indicar aos amigos.

Dessa maneira, é muito importante conhecer os interesses, as preferências e as necessidades das pessoas. Também é bastante válido utilizar as estratégias de SEO (otimização para mecanismos de busca) para melhorar a ranqueabilidade dos artigos, ou seja, melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca como o Google.

2. Encantar o cliente em todas as interações

Manter uma relação de proximidade e encantar o cliente em todas as interações é outra prática que vai ajudar a gerar valor para o seu negócio. Por isso, é fundamental prestar bom atendimento, esclarecer as dúvidas das pessoas e estar disposto a ajudar o seu cliente.

Na questão do encantamento do cliente também faz parte fornecer bons produtos e serviços, pois ambas as questões vão ajudar as pessoas a terem uma imagem positiva da sua empresa.

3. Mostrar-se presente no dia a dia das pessoas

Estar presente no cotidiano das pessoas é outro fator que contribui para as empresas gerarem mais valor no mercado. Nesse contexto é bastante válido estar presente onde os clientes estão.

Agora, você deve estar se perguntando: de que forma posso me mostrar presente no dia a dia das pessoas? Devemos conhecer o perfil dos clientes e entender onde eles estão.

Dessa maneira, pode ser necessário estar presente nas redes sociais, ter um blog para produzir conteúdos relevantes, investir em anúncios em veículos tradicionais (jornais, rádios, TVs etc.).

Outra maneira de se manter presente no cotidiano dos seus consumidores é por meio de um clube de vantagens. Por meio de um aplicativo, as pessoas podem dialogar com sua marca — mesmo que indiretamente — ou receber notificações push com novidades sobre sua marca. 

4. Tenha compromisso com a qualidade

De nada adianta estar presente no cotidiano das pessoas, se a sua empresa não tem interesse com a qualidade, ou seja, não está focada no desenvolvimento de produtos e serviços com qualidade.

Dessa maneira, é muito importante que o seu negócio forneça produtos e serviços que realmente ajudem a vida das pessoas ou mesmo que gerem valor. Por isso, é importante que sejam de qualidade, pois essa questão contribui para transmitir uma imagem positiva no mercado e conquistar mais clientes.

5. Cuidado com os prazos e acordos

É importante cuidar dos prazos e dos acordos feitos, pois isso vai ajudar a conquistar mais credibilidade no mercado. 

Dessa maneira, as pessoas vão passar a ter confiança nos serviços prestados pela sua empresa, contribuindo para a fidelização e satisfação de clientes.

6. Personalize e humanize a comunicação

Ter uma comunicação personalizada e humanista é outro fator que contribui para agregar valor na empresa. Para que isso seja possível é importante conhecer as características dos clientes, incluindo interesses, anseios, objetivos etc.

Ao ter o conhecimento dessas características torna-se possível comunicar de forma direcionada e assertiva com os clientes, contribuindo para o alcance de melhores resultados.

7. Agregue valores nas pequenas experiências do cliente

Gerar valor nas pequenas experiências do cliente pode parecer um mero detalhe, mas que pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Esclarecer dúvidas das pessoas nas redes sociais, presencialmente, fornecer brindes e outras táticas são ótimas estratégias.

8. Peça feedbacks dos clientes

Pedir feedbacks dos clientes é uma das melhores práticas para agregar valor à empresa. Isso porque, você terá a oportunidade de ouvir a opinião das pessoas sobre os seus produtos e serviços e, consequentemente, será mais fácil saber com aprimorar a solução de modo a atender aos interesses do seu público.

Além disso, os feedbacks das pessoas vão te ajudar a desenvolver soluções inovadoras e que possam gerar ainda mais valor no mercado, contribuindo para o crescimento da sua empresa.

Como é possível perceber, agregar valor a empresa é fundamental para o crescimento do seu negócio. Isso porque, você terá uma imagem positiva no mercado, conquistará mais clientes e aumentará o número de vendas. Por esse motivo, procuramos compartilhar dicas para te ajudar a gerar mais valor no seu negócio e destacar na sua área de atuação.

Ao seguir as dicas nas quais apresentamos neste conteúdo, a sua empresa vai transmitir credibilidade, vai desenvolver melhores produtos e demonstrará interesse em ajudar as pessoas. Ambas as questões, somadas, ajudarão no crescimento do seu negócio.

Agora que você já sabe como agregar valor à empresa, confira este conteúdo e entenda as melhores práticas para gerar valor ao cliente.

BannerRodape-PosVenda
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!

Opa! Seu material gratuito está disponível para você!

15 estatísticas de retenção de clientes para 2024