Confira as 15 ações para aumentar o valor percebido pelo cliente nos seus produtos e serviços

Muitos empreendedores se perguntam sobre ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. Essa questão é relevante, pois as empresas que geram mais valor mercado  conquistam mais consumidores e aumentam o número de vendas.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo informaremos o que é um valor percebido pelo cliente e vamos fornecer dicas com o objetivo de ajudar o seu negócio a melhorar o valor percebido pelos consumidores. 

O que é valor percebido pelo cliente?

A percepção de valor do cliente faz referência a um balanço feito pela própria pessoa em relação aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa. 

Vale destacar que essa percepção é subjetiva, pois é baseada em critérios estabelecidos pelo próprio indivíduo em relação a compra de uma mercadoria ou uma solução.

15 ações para aumentar o valor percebido pelo cliente

Apesar do conceito de valor percebido pelo cliente ter um caráter mais subjetivo, existem ótimas estratégias que ajudam a impactar os consumidores de forma positiva. 

1. Atraia o público certo

O primeiro passo para aumentar o valor percebido pelo cliente é atrair o público certo. Quando isso acontece, torna-se possível chamar mais pessoas interessadas nos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, contribuindo para o aumento do número de vendas.

O público certo é aquele que dialoga melhor com as soluções que a sua empresa oferece. Por isso, é muito importante conhecer as dores e necessidades que os seus produtos podem sanar nas pessoas.

Existem diferentes maneiras de estreitar esse relacionamento para atrair o público certo da sua empresa, uma delas é solicitar indicação para quem já faz negócio com a sua empresa. 

2. Use os dados para conhecer bem os seus clientes

A utilização dos dados é fundamental para aumentar o valor percebido pelo cliente. Ao obter informações relevantes sobre comportamento dos consumidores, você vai ter o conhecimento dos interesses, necessidades e objetivos das pessoas.

Desse modo, fica mais fácil desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades do seu público. Além disso, a sua empresa vai saber se comunicar de forma qualitativa com os clientes, contribuindo para o fortalecimento da imagem da marca no mercado.

3. Deixe em evidência a credibilidade e valores da sua empresa

Ter credibilidade ajuda no desenvolvimento de uma boa reputação. Quando isso acontece, mais pessoas vão confiar nas soluções ofertadas pela sua empresa.

Os valores e ideais da empresa também precisam ser divulgados e refletir os interesses e as necessidades das pessoas, pois isso contribui para que mais clientes se identifiquem com a sua marca. 

Atualmente, um dos pontos principais para uma pessoa fechar negócio com a empresa é o impacto social que tal marca desempenha. Mostrar-se preocupado com a qualidade de vida das pessoas ajuda a impulsionar os negócios. 

4. Mostre os benefícios que a sua empresa pode oferecer 

Não se esqueça de demonstrar os benefícios proporcionados pelos produtos e serviços ofertados pela sua empresa. 

Por meio dessa simples prática, mais pessoas vão conhecer os pontos positivos das soluções ofertadas pela sua empresa, o que contribui para melhorar o desempenho de vendas e aumentar o valor percebido pelo cliente. 

5. Tenha um programa de fidelização de clientes

O desenvolvimento de um programa de fidelização dos clientes é uma das melhores ações para aumentar o valor percebido pelo consumidor. 

Por meio dessa prática, o seu negócio vai desenvolver um bom relacionamento com o cliente, contribuindo para o fortalecimento da marca no mercado.

6. Preocupe-se com a excelência da entrega

A excelência na entrega é um dos principais fatores que contribuem para melhorar a experiência do cliente. Por isso, é fundamental cumprir os prazos e entregar as mercadorias em perfeito estado de condição.

Quando ambas as questões acontecem, os consumidores terão mais confiança na sua empresa e poderão voltar a comprar o seu negócio novamente. Essa questão contribui para a redução do custo de aquisição do cliente e otimiza o Retorno sobre o Investimento.

7. Proporcione uma jornada do cliente única e especial

Proporcionar uma jornada do cliente única e especial, a sua empresa vai melhorar a experiência do cliente. Dessa maneira, as pessoas vão se sentir importantes e terão uma imagem positiva com o seu negócio.

Pense em que cada momento na qual o consumidor entra em contato com a sua marca é necessário que ele saia com uma sensação positiva. 

É assim que toda a jornada será contemplada de forma agradável, gerando sensações e emoções positivas.

8. Invista no marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma prática que vai ajudar o seu negócio a melhorar a relação com os consumidores. Com isso, mais pessoas vão se identificar com a sua empresa.

O foco dessa estratégia é estabelecer uma conexão verdadeira com as pessoas, servindo como um verdadeiro recurso para o encantamento, retenção e fidelização dos clientes.

9. Invista em automatização da gestão do seu negócio

A automatização dos procedimentos de gestão dos negócios é um dos principais segredos das empresas de sucesso. Isso é válido para organizações de diferentes portes e setores.

Com a automação, ocorre a diminuição de tarefas manuais e burocráticas. Quando essa questão acontece, torna-se possível dedicar mais tempo em atividades estratégicas, as quais contribuem para a expansão do seu negócio.

10. Ofereça experiências que vão para além do seu produto

Também é válido fornecer experiências que vão além do seu produto ou serviço fornecido pela sua empresa, pois essa questão contribui para que mais pessoas tenham uma imagem positiva do seu negócio e favorece as empresas a fecharem mais vendas.

11. Quebre objeções

É muito comum que as empresas desenvolvam suas campanhas e estratégias pensando sempre nos motivos pelos quais o público confiaria nas soluções que elas oferecem. Ou seja, há um foco muito grande nas vantagens do produto e na maneira como ele pode contribuir para solucionar os problemas do cliente.

Porém, não podemos esquecer que o consumidor não olha apenas para o lado bom das coisas, digamos assim. Qualquer pessoa que procura um produto ou serviço analisa tanto os prós quanto os contras que essa aquisição pode proporcionar.

Ao fazer esse tipo de análise, diversas objeções podem surgir. Existem casos em que as objeções já existem mesmo antes de o cliente em potencial entrar em contato com a sua empresa.

Precisamos sempre pensar naquilo que pode influenciar de forma negativa a decisão de compra. O que pode fazer com que o cliente não queira adquirir os produtos ou serviços que a sua empresa disponibiliza? Na hora de fazer as compras, o que pode atrapalhar a conversão dos clientes que têm um determinado perfil?

Suas ações para aumentar o valor percebido pelo cliente também precisam ter esse foco para que você ofereça condições mais vantajosas ou benefícios que ajudem a minimizar, ou até mesmo anular, as objeções do consumidor.

Assim, ele vai perceber que, apesar disso ou daquilo, compensa fechar negócio com a sua empresa porque ela entrega um determinado valor que se sobrepõe às objeções.

12. Preste um atendimento personalizado

Muitas empresas ainda tratam os clientes como números, logo, quantos mais deles existirem, maiores serão os ganhos. Isso é verdade, mas não podemos esquecer que estamos falando de pessoas, e elas desejam ser tratadas como tal.

Já falamos sobre a importância de você oferecer uma boa experiência para os seus clientes, garantir uma jornada única e especial para eles, certo? Para que a percepção de valor seja ainda maior, é interessante que você ofereça um atendimento personalizado para cada um.

Pode parecer difícil, mas na verdade não é. Uma forma de oferecer esse atendimento personalizado é reconhecer o seu cliente quando ele entra em contato com a sua empresa.

Manter uma boa base de dados é fundamental para ter o registro do histórico de cada um dos clientes. Porém, essa base não deve ficar guardada ou escondida. Você e sua equipe precisam ter contato com ela de maneira constante.

As informações dos clientes devem ser acessadas cada vez que for iniciado um novo atendimento. Assim, a pessoa não precisará, por exemplo, repetir toda sua história caso precise solucionar um problema.

Você também poderá acompanhar esse histórico e conferir conversas anteriores, ações que já foram realizadas, se o cliente já fez compras, quais são as preferências que ele demonstrou. Dessa forma, fica mais fácil direcionar o atendimento conforme os interesses e as necessidades dessa pessoa.

A personalização tem na omnicanalidade uma grande aliada. Quando você faz a integração dos canais de atendimento ao cliente, também permite que ele seja reconhecido independentemente do modo como entrou em contato com o seu negócio. Pode parecer um pequeno detalhe, mas faz toda a diferença o cliente perceber que a sua empresa lembra dele.

13. Mostre a autoridade da marca

Quando temos um problema de saúde, procuramos um especialista para resolver, certo? O mesmo acontece quando precisamos de um conserto para o carro, um computador, celular ou qualquer outra necessidade que apareça. Vamos sempre em busca de alguém que entenda do assunto para nos ajudar.

Não importa qual é o ramo de atuação do seu negócio. Você precisa mostrar para os clientes que a sua marca é uma autoridade no ramo. Entre as ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, inclua estratégias que ressaltem a experiência e a competência da sua empresa. Mostre que você entende do que faz.

Para isso, pode criar conteúdos, escritos ou em vídeo, fazer eventos e também exibe casos de sucesso. Tudo isso ajuda aumentar a confiança do consumidor e gerar credibilidade.

14. Invista em recompensas para o cliente

Quem não gosta de receber um agrado? O cliente se sente valorizado quando a empresa entrega para ele mais do que aquilo que adquiriu, ou seja, um brinde ou uma recompensa, disponibilizados apenas pelo fato de a pessoa ter feito negócios com a sua marca.

Aqui temos uma via de mão dupla. Se o cliente se sente valorizado, ele também terá uma percepção de valor maior da sua empresa. Então, você pode cativar o seu público com essas recompensas.

Sugerimos a criação de um programa de fidelização para aumentar a percepção de valor do cliente, lembra? Esse programa pode ser, por exemplo, um clube de benefícios que ofereça cashback. A recompensa também pode vir em forma de cupom de desconto, de frete grátis, e outras ações que entreguem alguma vantagem para o consumidor.

15. Solicite o feedback dos clientes

O cliente costuma formar uma opinião sempre que faz negócios com uma determinada empresa. É natural que isso aconteça, até mesmo como uma forma de comparar com outras experiências que ele já tenha vivenciado. Porém, não são todas as marcas que escutam o que essas pessoas têm a dizer.

Você pode aumentar a percepção de valor do seu público pedindo para que os clientes deem um feedback a respeito da experiência que vivenciou. Sinta-se à vontade para perguntar para essas pessoas o que elas acharam do atendimento.

Elabore uma pesquisa de satisfação, dê voz para os seus clientes. Eles vão perceber o interesse da sua empresa em oferecer um atendimento cada vez melhor, e essa demonstração de esforço para melhorar também ajuda a valorizar a imagem do negócio.

Por que o valor percebido pelos clientes importa para sua empresa?

Explicamos no começo do artigo que a percepção de valor é algo subjetivo para cada cliente e que se baseia na experiência que essa pessoa teve com uma determinada marca, o que pode ser positivo ou negativo.

É muito importante adotar ações para aumentar o valor percebido pelo cliente para que mais pessoas vivenciem experiências positivas, já que isso leva traz uma imagem positiva para o seu negócio.

Quando o cliente tem essa percepção aumentada de valor, há tendência de que ele seja fidelizado. No futuro, dará preferência para sua empresa por causa dos benefícios que encontra ao fazer negócios com ela. Ou seja, você vai aumentar a competitividade da sua marca.

Ao mesmo tempo, a experiência positiva leva à criação de clientes promotores. Então, teremos mais pessoas indicando o seu negócio, fazendo com que ele se destaque. Tudo isso leva a um volume maior de vendas, maior presença de mercado e, é claro, crescimento e sucesso.

Como é possível perceber, existem diversas ações que ajudam a aumentar o valor percebido pelo cliente. Ao implementar essas práticas, a sua empresa será capaz de gerar mais valor no mercado e ampliar a base de consumidores. Dessa maneira,  se considerados os benefícios proporcionados, vale muito a pena desenvolver essas ações na sua organização.

Agora, que já sabe quais são as melhores ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, confira este post e veja como otimizar a satisfação e retenção de clientes no seu negócio.

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!