Skip links

Confira as 10 ações para aumentar o valor percebido pelo cliente nos seus produtos e serviços

Muitos empreendedores se perguntam sobre ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. Essa questão é relevante, pois as empresas que geram mais valor mercado  conquistam mais consumidores e aumentam o número de vendas.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo informaremos o que é um valor percebido pelo cliente e vamos fornecer dicas com o objetivo de ajudar o seu negócio a melhorar o valor percebido pelos consumidores. 

O que é valor percebido pelo cliente?

A percepção de valor do cliente faz referência a um balanço feito pela própria pessoa em relação aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa. 

Vale destacar que essa percepção é subjetiva, pois é baseada em critérios estabelecidos pelo próprio indivíduo em relação a compra de uma mercadoria ou uma solução.

10 ações para aumentar o valor percebido pelo cliente

Apesar do conceito de valor percebido pelo cliente ter um caráter mais subjetivo, existem ótimas estratégias que ajudam a impactar os consumidores de forma positiva. 

1. Atraia o público certo

O primeiro passo para aumentar o valor percebido pelo cliente é atrair o público certo. Quando isso acontece, torna-se possível chamar mais pessoas interessadas nos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, contribuindo para o aumento do número de vendas.

O público certo é aquele que dialoga melhor com as soluções que a sua empresa oferece. Por isso, é muito importante conhecer as dores e necessidades que os seus produtos podem sanar nas pessoas.

Existem diferentes maneiras de estreitar esse relacionamento para atrair o público certo da sua empresa, uma delas é solicitar indicação para quem já faz negócio com a sua empresa. 

2. Use os dados para conhecer bem os seus clientes

A utilização dos dados é fundamental para aumentar o valor percebido pelo cliente. Ao obter informações relevantes sobre comportamento dos consumidores, você vai ter o conhecimento dos interesses, necessidades e objetivos das pessoas.

Desse modo, fica mais fácil desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades do seu público. Além disso, a sua empresa vai saber se comunicar de forma qualitativa com os clientes, contribuindo para o fortalecimento da imagem da marca no mercado.

3. Deixe em evidência a credibilidade e valores da sua empresa

Ter credibilidade ajuda no desenvolvimento de uma boa reputação. Quando isso acontece, mais pessoas vão confiar nas soluções ofertadas pela sua empresa.

Os valores e ideais da empresa também precisam ser divulgados e refletir os interesses e as necessidades das pessoas, pois isso contribui para que mais clientes se identifiquem com a sua marca. 

Atualmente, um dos pontos principais para uma pessoa fechar negócio com a empresa é o impacto social que tal marca desempenha. Mostrar-se preocupado com a qualidade de vida das pessoas ajuda a impulsionar os negócios. 

4. Mostre os benefícios que a sua empresa pode oferecer 

Não se esqueça de demonstrar os benefícios proporcionados pelos produtos e serviços ofertados pela sua empresa. 

Por meio dessa simples prática, mais pessoas vão conhecer os pontos positivos das soluções ofertadas pela sua empresa, o que contribui para melhorar o desempenho de vendas e aumentar o valor percebido pelo cliente. 

5. Tenha um programa de fidelização de clientes

O desenvolvimento de um programa de fidelização dos clientes é uma das melhores ações para aumentar o valor percebido pelo consumidor. 

Por meio dessa prática, o seu negócio vai desenvolver um bom relacionamento com o cliente, contribuindo para o fortalecimento da marca no mercado.

6. Preocupe-se com a excelência da entrega

A excelência na entrega é um dos principais fatores que contribuem para melhorar a experiência do cliente. Por isso, é fundamental cumprir os prazos e entregar as mercadorias em perfeito estado de condição.

Quando ambas as questões acontecem, os consumidores terão mais confiança na sua empresa e poderão voltar a comprar o seu negócio novamente. Essa questão contribui para a redução do custo de aquisição do cliente e otimiza o Retorno sobre o Investimento.

7. Proporcione uma jornada do cliente única e especial

Proporcionar uma jornada do cliente única e especial, a sua empresa vai melhorar a experiência do cliente. Dessa maneira, as pessoas vão se sentir importantes e terão uma imagem positiva com o seu negócio.

Pense em que cada momento na qual o consumidor entra em contato com a sua marca é necessário que ele saia com uma sensação positiva. 

É assim que toda a jornada será contemplada de forma agradável, gerando sensações e emoções positivas.

8. Invista no marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma prática que vai ajudar o seu negócio a melhorar a relação com os consumidores. Com isso, mais pessoas vão se identificar com a sua empresa.

O foco dessa estratégia é estabelecer uma conexão verdadeira com as pessoas, servindo como um verdadeiro recurso para o encantamento, retenção e fidelização dos clientes.

9. Invista em automatização da gestão do seu negócio

A automatização dos procedimentos de gestão dos negócios é um dos principais segredos das empresas de sucesso. Isso é válido para organizações de diferentes portes e setores.

Com a automação, ocorre a diminuição de tarefas manuais e burocráticas. Quando essa questão acontece, torna-se possível dedicar mais tempo em atividades estratégicas, as quais contribuem para a expansão do seu negócio.

10. Ofereça experiências que vão para além do seu produto

Também é válido fornecer experiências que vão além do seu produto ou serviço fornecido pela sua empresa, pois essa questão contribui para que mais pessoas tenham uma imagem positiva do seu negócio e favorece as empresas a fecharem mais vendas.

Como é possível perceber, existem diversas ações que ajudam a aumentar o valor percebido pelo cliente. Ao implementar essas práticas, a sua empresa será capaz de gerar mais valor no mercado e ampliar a base de consumidores. Dessa maneira,  se considerados os benefícios proporcionados, vale muito a pena desenvolver essas ações na sua organização.

Agora, que já sabe quais são as melhores ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, confira este post e veja como otimizar a satisfação e retenção de clientes no seu negócio.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.